©2018 by EDRA. Proudly created with Wix.com

Classes de Ballet

Classes Babies

“O Ballet é a arte de desenhar no espaço os traços da minha alma”.


Esta expressão resume o ambiente de criatividade e encanto que rodeia a criança no ballet. No imaginário das histórias dançadas, a criança recria o seu mundo e desenvolve capacidades de expressão verbal e não-verbal a par com a autoconfiança.

O Ballet estimula elementos básicos da motricidade infantil (skills básicos), tais como a marcha em várias direções e o salto, num contexto socioeducativo em que se exige disciplina pessoal. ​Faz despertar na criança a relação das várias componentes do movimento corporal (força, coordenação, amplitude e velocidade) com a música e o ritmo. Numa busca constante do aperfeiçoamento da técnica do ballet, a criança desenvolve o equilíbrio, adquire hábitos posturais e um sentido estético associado ao movimento corporal.


Desde cedo se ensina a importância da atitude e da disciplina, regras básicas que se transmitem com perseverança e carinho. As crianças aprendem a usar o mesmo penteado, primeiro feito pelos pais e mais tarde pelas próprias. O equipamento, igual para todas, deve ser cuidado e limpo. Cada movimento e posição deve ser executado com precisão e todos, colegas e professores, devem ser respeitados.


Aulas para meninas e meninos a partir dos 3 anos, 1 ou 2 vezes por semana. Classes organizadas de acordo com a faixa etária. Equipamento diferente para cada nível.

TDC - Técnica de Dança Clássica

A classe de Babies evolui para a Técnica de Dança Clássica. 


Até aos 6 anos as crianças devem integrar a classe correspondente à sua faixa etária, independentemente do nível de Ballet que já possuem. Acreditamos que com trabalho todas as crianças podem alcançar o mesmo nível dos colegas da mesma idade.


No entanto, a partir de certa idade, torna-se indispensável saber as bases, principalmente quando se começa a trabalhar o corpo para iniciar as pontas. Para iniciar o trabalho de pontas o corpo precisa estar preparado, o que só é possível após um trabalho cuidadoso de introdução e treino das bases.


Assim, a partir dos 7 anos (sem limite de idade) os alunos serão agrupados de acordo com a sua faixa etária e nível de desempenho.

Aulas para meninas e meninos a partir dos 7 anos, 2 ou 3 vezes por semana. Classes organizadas de acordo com a faixa etária e nível de desempenho. Equipamento diferente para cada nível.

TDM - Técnica de Dança Moderna

A partir dos 10 anos, a par com a Técnica de Dança Clássica, os jovens são incentivados a iniciar também as aulas de Técnica de Dança Moderna - Técnica Graham. Estas duas técnicas representam a formação base de todos os bailarinos.

Jovens a partir dos 10 anos e adultos que não possuam bases de Técnica de Dança Clássica e que queiram aprender a Técnica de Dança Moderna, podem fazê-lo em turmas constituídas por alunos na mesma condição.

 

As aulas de dança passarão assim a incluir as duas técnicas.

Aulas para meninas e meninos a partir dos 10 anos, 2 vezes por semana. Classes organizadas de acordo com a faixa etária. Equipamento diferente para cada nível.

Ballet Adultos

A escola dispõe de uma classe de Ballet para adultos, onde se juntam adultos com alguma experiência e outros sem conhecimentos de dança, para uma prática mais descontraída desta atividade. 

 

Aqui não haverá progressão para classes de níveis avançados, como o trajeto pensado para as crianças e jovens que integram a escola.

Aulas 1 vez por semana.

Barra de Chão

Para alcançar a excelência o bailarino precisa frequentar diferentes técnicas de trabalho corporal, que permitam obter ganho de força muscular, mantendo a flexibilidade e a amplitude de movimento de forma a transmitir enorme leveza. 

Nesse sentido, conjugando conhecimentos de Técnica de Dança Clássica, Pilates, Yoga, etc., surgiu a Barra de Chão.


Esta atividade, indicada para todas as idades, a partir dos 6 anos, independentemente do seu nível de conhecimento e desempenho de outras técnicas de dança, decorre no chão, sobre o colchão. 

 

Todos os alunos são convidados a frequentar aulas de Barra do Chão, pontualmente durante o ano lectivo. Quem o queira fazer regularmente é uma grande mais valia.

Ballet Stretch

Os alongamentos são uma parte essencial no treino de qualquer atividade física. Atletas de alta competição precisam tanto de realizar alongamentos como qualquer bailarino. Não é apenas alongar, mas sim realizar um alongamento correto e profundo que melhore o seu desempenho agora e que ajude a prevenir lesões no futuro.

Desde que se pratique uma atividade física, todos devem fazer alguns alongamentos, incluindo as crianças. No entanto, a participação nas aulas de Ballet Stretch pressupõe a prática intensa de uma atividade física, que justifique a prática profunda de alongamentos.

 

Assim, esta aula é para todos os que praticam intensamente alguma atividade física e têm mais de 10 anos, independentemente do seu nível de conhecimento e desempenho de outras técnicas de dança.

 

Todos os alunos são convidados a frequentar aulas de Ballet Stretch, pontualmente durante o ano lectivo. Quem o queira fazer regularmente é uma grande mais valia.

Ballet Fitness

Direcionado apenas para adultos, esta aula pretende trabalhar o corpo tanto a nível cardiovascular, como ao nível da flexibilidade, força e coordenação.

A aula conjuga movimentos do fitness com movimentos do ballet. É uma aula com algumas coreografias e música mais ritmada, que pressupõe a conjugação de movimentos de ginástica e movimentos de dança. 


Pretende-se que os participantes adquiram postura de bailarino e um físico parecido ao dos bailarinos.

Aulas 1 vez por semana.

Ballet Maternidade

Direcionado apenas para grávidas e recém mamãs, estas aulas proporcionam benefícios físicos e emocionais para as mães e para os bebés.

 

Aqui executam-se exercícios específicos para cada aluno, tendo em atenção a situação particular de cada um. 

 

A par com estas aulas, a escola desenvolve cursos de preparação para o parto com enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia. Além disso trabalhamos em conjunto com fisioterapeutas especialistas em problemas específicos associados à gravidez e proporcionamos aconselhamento na área da amamentação.